A informação pode salvar vidas. Palavras que caracterizaram a manhã de hoje (11/11)'>
A informação pode salvar vidas. Palavras que caracterizaram a manhã de hoje (11), na Reunião do Grupo Coração Saudável realizado no auditório da Secretaria da Fazenda. Seja na palestra com a Assistente Social da Hemose Maria Tereza, seja na verdadeira aula sobre doenças da próstata com o urologista Carlos Alberto Silveira.
Em alusão aos dias 25 de novembro (Dia Nacional do Doador de Sangue) e 17 de novembro (Dia Nacional do Combate ao Câncer de Próstata), a Cassind reúne auditores fiscais para um momento de divulgação de informações sobre saúde. A interação foi proporcionada, logo no início do evento, pela assistente social da Hemose, ao chamar pessoas do público para abordarem o que significava sangue na infância e hoje na fase adulta. Em resposta Vera salienta, “Eu morro de medo, mas sei da importância da doação de sangue”.
Maria Tereza abordou, além da importância da doação de sangue, os critérios para a doação, até mesmo de medula óssea, e atentou aos doadores a importância de levar o documento com foto, pois sem o mesmo não há como realizar a doação.O corpo diretivo da Associação Gloriense de Doadores de Sangue marcaram presença no evento e puderam expor um pouco do trabalho deles, o de reunir pessoas de Nossa Senhora da Glória para doação de sangue no Hemose, este que conribui com o transporte destas pessoas para a doação. David Sales, o presidente da associação, elenca, “Esse projeto tem o objetivo de salvar vidas e reunimos hoje cerca de 110 doadores, queremos atingir muito mais na cidade”.
Em seguida, o membro da Sociedade Brasileira de Urologia explanou sobre as doenças da próstata, numa aula densa e carregada de informações importantes. Dentre as doenças abordadas estão, o câncer de próstata e seu tratamento, a prostatite e a hiperplasia benigna. As abordagens dos avanços na medicina acerca deste assunto demonstraram a sua atualização das novas tecnologias. O urologista atentou os homens que acordam a noite, repetidas vezes para urinar, este pode ser um sinal de doença na próstata e lembra da importância da realização dos exames, afirma ele.Atentos, todos sanaram suas dúvidas após a palestra, a qual se encerrou com o sorteio de brindes e coffee break.
Assim consagrou-se mais uma ação do Prospec com a participação Grupo Coração Saudável confirmando que a Cassind acredita na importância da informação salvando vidas.